Quem foi Oswaldo Fadda?
Oswaldo Baptista Fadda, conhecido como “Mestre Fadda”, nasceu em 15 de janeiro de 1921 no Rio de Janeiro e faleceu em 1º de abril de 2005, na mesma cidade. Oswaldo Fadda foi um renomado mestre brasileiro de Jiu-Jitsu, alcançando a graduação de 9º grau (faixa vermelha). Ele foi o aluno mais talentoso de Luiz França e deu continuidade ao legado de seu mestre, tornando-se um dos nomes mais importantes na linhagem de mestres da GF Team, ao lado de Júlio Cesar e Baraúna.
- Leia também: Quais são os benefícios do Jiu Jitsu?
Homem humilde, com um profundo conhecimento do Jiu-Jitsu, Oswaldo Fadda foi pioneiro ao levar a “arte suave” para os subúrbios cariocas, onde nasceu, viveu e morreu, em Bento Ribeiro.
Descendente de italianos, era filho de João Baptista Fadda e Adelina Josephina Batista Fadda. Oswaldo era uma pessoa generosa e conhecida por sua modéstia, proveniente de uma família humilde, mas extremamente dinâmica.
Sua trajetória
Em 1937, aos 17 anos, ao ingressar no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, na Fortaleza de São José, na Ilha das Cobras, Rio de Janeiro, ele começou a receber treinamento militar de defesa pessoal baseado no Jiu Jitsu com Luiz França. França fazia parte do pequeno grupo de alunos de Mitsuyo Maeda, conhecido como Conde Koma, que introduziu o Jiu Jitsu no Brasil em 1917, na cidade de Belém, no estado do Pará.
Luiz França desenvolvia a prática do Jiu Jitsu junto aos militares de elite da Marinha, pois essa arte era altamente eficaz no aprimoramento das técnicas militares de combate, não exigindo o uso de quimonos para a prática, uma vez que os uniformes militares se assemelhavam a quimonos. Reconhecendo a grande aptidão e vontade de Oswaldo em se desenvolver no esporte, França viu em Fadda a oportunidade de ensinar o Jiu-Jitsu tradicionalmente ensinado por Maeda.
Devido a sua disciplina e dedicação exemplares, ele se destacou entre os outros alunos de França. Depois de apenas um ano, Luiz França já previa um futuro promissor para Oswaldo Fadda e o promoveu à graduação de faixa preta em 1942.
- Leia também: Mitsuyo Maeda: O pioneiro do jiu jitsu brasileiro
Fiel às palavras de seu mestre, Oswaldo Fadda começou a ensinar Jiu Jitsu no mesmo ano em que recebeu sua faixa preta, no subúrbio do Rio de Janeiro, em uma comunidade do bairro de Bento Ribeiro. Seus primeiros alunos foram Alexandre de Souza Neves (Mestre Chandú), seu amigo e o único Grande Mestre faixa vermelha formado por Oswaldo Fadda que ainda está vivo, e Humberto Fadda, seu irmão. Suas aulas eram abertas a todos os jovens, crianças e adolescentes interessados, e o pagamento era a rigorosa disciplina a ser obedecida, o respeito aos pais e o compromisso com os estudos.
Sua academia
Em 27 de janeiro de 1950, no mesmo subúrbio, Fadda fundou sua própria academia, que continua em funcionamento até os dias de hoje, sendo administrada por Helio Fadda, sobrinho de Oswaldo. Localizada na Rua João Vicente, 1.191, em Bento Ribeiro, a academia possui mais de 60 anos de história.
No subúrbio onde sempre viveu, Fadda divulgou de maneira extraordinária essa modalidade esportiva. Ele demonstrava, juntamente com seus alunos, as técnicas de Jiu Jitsu em favelas, praças públicas, praias, morros, circos, pátios de igrejas e clubes, visando ampliar sua prática para todos.
Em seu repertório, além das técnicas de luta, Fadda incluía também técnicas de reanimação, fazendo parte de um vasto arsenal de informações e golpes que são guardados a sete chaves pelos mestres da Academia Fadda. Isso inclui chaves de pé, perna, estrangulamentos musculares, entre outros, que, inclusive, são proibidos de acordo com as regras da IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation).
“Tenho um método próprio e, por isso, prefiro ensinar aqueles que são completamente leigos no assunto. Acredito que é muito mais fácil ensinar aqueles que não sabem nada do que ter que corrigir vícios e defeitos para depois aplicar o método e as regras da Academia Fadda”, afirmou Fadda.
Outra atividade na qual o Mestre Fadda foi pioneiro foi a recuperação de pessoas com anomalias físicas e até mentais, principalmente vítimas de paralisia infantil, por meio do Jiu-Jitsu. Naquela época, ainda não havia um controle efetivo da poliomielite, e Fadda tinha vários alunos com essa condição participando de suas aulas como forma de desenvolver coordenação motora e realizar exercícios.
Com muitos trabalhos voluntários e atendendo a uma comunidade carente, Oswaldo Fadda não tinha muitos recursos para investir em publicidade. A maior exposição que ele conseguia para divulgar sua academia era um pequeno espaço nas páginas de obituários.
O Mestre Oswaldo Fadda faleceu em 2005, aos 84 anos, mas seu conhecimento foi transmitido por muitos de seus alunos.
Gostou do conteúdo de quem é Oswaldo Fadda? Compartilhe com os seus amigos, isso é muito importante para nós. Obrigado.
Se inscreva no nosso canal do YouTube para ver nossos vídeos sobre a arte suave. Faça parte do nosso grupo do Telegram, postamos diariamente posições e conteúdos do Jiu Jitsu para o amante da arte suave. Oss…
Bons treinos.