Escolha uma Página

Muito se fala no drill para os treinos de jiu jitsu, porém muitas pessoas não sabem o que de fato é o drill. Outras até sabem, mas não gostam de praticá-las. Será que  o drill é realmente importante para sua evolução?

O que é o Drill?

O drill conhecido mundialmente no jiu jitsu, nada mais é do que a repetição do movimento. Até aí nada novo, correto? Quando fazemos finalizações como o arm-lock, repetimos o movimento com o adversário parado, o drill seria a aplicação dos golpes de uma forma mais realista. Seria a aplicação do golpe em movimento.

Vamos dar um exemplo para ficar mais claro?

Você irá fazer o arm-lock, porém quando encaixa o arm-lock em seu parceiro de treino ele defende e você faz uma variação do movimento. Você pode ir para o omoplata ou até mesmo uma variação do arm-lock para a finalização. Você faria o movimento do arm-lock, seu parceiro de treino defenderia tirando o braço e você faria um contragolpe com o omoplata. Fazendo isso várias vezes o treino seria mais parecido com o combate. Isso é o drill, a repetição do movimento de uma forma mais realista e não estática (parado).

Algumas equipes já implementaram aulas de drill, que são aulas com duração de 1 hora que trabalham apenas repetições, sem rolas. Outras por conta da restrição do horário, fazem 15 minutos, no entanto a grande maioria tem se voltado para a prática em alguma parte do treino.

drill BJJTRAINER

Mas por que fazer drill?

Para a grande maioria dos praticantes de jiu jitsu, a hora mais “top” do treino é a hora de cair na porrada, o famoso “rolinha”, mas o drill tem uma aplicação muito importante na sua evolução.

Quando fazemos qualquer movimento no jiu jitsu mandamos vários estímulos para o nosso cérebro e ele responde fazendo a aplicação do golpe. Quando mais mandamos esses estímulos para o cérebro, mais automático fica o movimento e não precisamos “parar para pensar” enquanto efetuamos os golpes.

Já aconteceu alguma vez do seu professor explicar um movimento e você ficar confuso para aplicá-lo? Isso é normal até conseguirmos captar a informação e executar o movimento. Quanto mais você repete o golpe, mais “fácil” fica para o seu cérebro compreender o movimento e mandar os estímulos. Na hora do treino temos ação e reação, não é mesmo? Por isso fazer os drills irão te ajudar na hora do “rolinha”.

Fazer várias repetições realistas (mais parecidas com o combate) farão com que os seus movimentos fiquem automáticos e mais fáceis de serem executados.

Além disso, durante os treinos de repetição, você consegue enxergar detalhes e variações que não conseguiria enxergar fazendo apenas algumas repetições ou até mesmo durante os rolas.

Devemos reforçar algo bem importante. O drill não é ação e reação com uma intensidade alta, é um treino de repetição. Quem está treinando o drill, deve previamente combinar com o parceiro de treino quantas repetições ou quanto tempo irá fazer. Lembre-se que quem deve fazer a posição é quem está aplicando os golpes.

BJJTRAINER equipamentos de jiu jitsu

Conclusão

Entendendo como o drill irá te ajudar na sua evolução é interessante conversar com o seu professor as variações para o seu jogo. Caso você for um guardeiro e for fazer uma de la riva, o que fazer quando o oponente vira o joelho para fora com a sua perna da de la riva? Essas variações devem ser conversadas com o seu professor, afinal é ele que está do seu lado e sabe mais das suas deficiências. Depois de traçar esses pontos e hora de praticar o drill.

Caso você tenha um tempo, tente chegar ao menos 30 minutos antes do treino para treinar os drills, com toda certeza isso fará grande diferença no seu jogo de jiu jitsu.

Gostou do conteúdo sobre o drill? Compartilhe com os seus amigos, isso é muito importante para nós. Obrigado.

Se inscreva no nosso canal do YouTube para ver nossos vídeos sobre a arte suave. Faça parte do nosso grupo do Telegram, postamos diariamente posições e conteúdos do Jiu Jitsu para o amante da arte suave. Oss…

Bons treinos.