Já teve um dia em que você apenas sentiu vontade de dormir por horas e horas? Passou o dia inteiro sem foco e o cansaço para ir no treino do Jiu Jitsu bateu? Todos nós já passamos por esse esses dias pelo menos algumas vezes em nossas vidas. No entanto, isso não precisa se repetir.
Com algumas mudanças em seus hábitos diários você pode ter grandes níveis de energia ao longo do dia e estar concentrado em casa, no trabalho e no treinamento.
- Leia também: Por que a resistência no Jiu Jitsu é importante?
Beleza, mas como evitar o cansaço no Jiu Jitsu?
Calma jovem, iremos rever as causas e como melhorá-las uma a uma.
O açúcar
Isto está relacionado a sua dieta. Uma das razões pelas quais as pessoas tem baixa energia são as quedas repentinas dos níveis de açúcar no sangue.
Isto acontece quando se consome carboidratos simples (com um alto índice glicêmico). O açúcar é liberado na corrente sanguínea em altas doses durante um curto período de tempo, tempo no qual você o utiliza como energia ou é armazenado como glicogênio (se você estiver comendo depois de um treino) ou como gordura (se o corpo não puder utilizá-lo).
Depois disto, os níveis de açúcar no sangue cairão de repente junto com seus níveis de energia, já que os carboidratos simples não oferecem um suprimento constante de energia.
- Certifique-se de que os carboidratos que você come sejam, na maioria das vezes, carboidratos complexos (aqueles com baixo índice glicêmico), por exemplo: aveia, quinoa, arroz integral, etc. Os carboidratos simples só devem ser utilizados após o treinamento na refeição pós-treino.
Maus padrões alimentares
Comer porcarias, bem como ter padrões irregulares de alimentação, colocará seu corpo em estado catabólico, não preparando o corpo para o dia seguinte. Comer uma ou duas refeições enormes por dia tornará muito difícil para o corpo digerir (digerir também absorve energia).
- Tente fazer escolhas mais saudáveis para a sua vida. Divida sua alimentação em pelo menos 3 refeições por dia (preferivelmente 5 ou 6 refeições menores). Comer refeições menores com mais frequência mantém seu metabolismo ativado e você cheio de energia e bem alimentado ao longo do dia. Isso também o ajudará a comer menos calorias totais. Se o preparo da refeição durante o dia for problemático, você poderá sempre optar por um shake de proteína (com ou sem carboidratos, dependendo de sua ingestão calórica total).
Falta de atividade física
Outra causa comum de sentir o cansaço é a falta de atividade física durante o dia. Apesar de ser irônico, ter uma sessão de treinamento durante o dia não vai cansá-lo, muito pelo contrário, vai lhe dar um impulso de energia para o resto do dia.
- Certifique-se de treinar Jiu Jitsu pelo menos 3-4 vezes por semana para garantir os melhores níveis de energia e forma física. O treinamento pela manhã é uma ótima maneira de garantir que você esteja concentrado e produtivo durante o resto do dia. Tenha em mente a intensidade do seu treinamento. O treinamento em alta intensidade pode ser bom e promover o crescimento muscular, no entanto, indo muito alto na escala de intensidade, mais alto do que seu corpo pode aguentar deixará você dolorido, seu sistema nervoso central cansado e com baixos níveis de energia.
Dormir
Este aqui é bem importante. Padrões irregulares de sono, não dormir o suficiente ou até mesmo ir dormir nas horas “erradas” pode fazer você sentir cansaço no Jiu Jitsu o dia inteiro depois.
- Antes de tudo, certifique-se de dormir entre 6 a 8 horas por noite. Na medida do possível, certifique-se de dormir sem perturbações, com as luzes apagadas e em um ambiente tranquilo, já que isso melhora muito a qualidade do sono. Em segundo lugar, durma às 23 horas ou, na pior das hipóteses à meia-noite, se você puder. Quanto mais tempo você for depois disso, mais a qualidade do sono será reduzida. Isto se relaciona com a hora em que você acorda. Dormir até tarde (geralmente passando das 10 horas) vai deixá-lo sonolento e atordoado durante as próximas horas. Quanto mais cedo você acordar, mais energizado você se sentirá (assumindo que você cumpra sua cota de 8 horas por noite, e é por isso que você precisa ir dormir cedo). Há também certas coisas que você pode fazer para melhorar a qualidade do sono:
- Exercício durante o dia
- Certifique-se de que seu almoço seja fácil de digerir para seu estômago.
- Assegure-se de que o ambiente em que você dorme seja tranquilo e escuro.
- Certifique-se de que a temperatura do quarto onde você dorme seja adequada. 15-20 C deve servir.
Falta de vitaminas e minerais na dieta
Ter uma dieta que não oferece as vitaminas e minerais necessários certamente fará com que você tenha um desempenho inferior ao ideal, tanto no Jiu jitsu como no dia-a-dia.
- Certifique-se de que sua dieta tenha vegetais e frutas. Se possível, obtenha um suplemento multivitamínico, ele certamente o ajudará com isto.
Overtraining
Este é para os atletas em alto nível. Sabemos que você tem competições chegando e tem que estar em grande forma, porém leve em consideração também os limites de seu corpo. Ir em ritmo acelerado por muito tempo (2 sessões de treinamento por dia ou mais), especialmente sem a dieta e os suplementos necessários fará com que você atinja seus limites em algum momento. É nesse ponto que você experimentará cansaço mental, diminuição dos parâmetros físicos, falta de foco durante e fora do treinamento e uma sensação geral de mal-estar.
- Analise o número de sessões de treinamento. Concentre-se em sua recuperação por um tempo. Você pode até mesmo tirar uma ou duas semanas de folga até que seu corpo seja restaurado. Lembre-se, é melhor dar um passo para trás e dois para frente depois do que estar em um impasse (melhor caso você for continuar).
Certifique-se de que sua dieta está no ponto, certifique-se de comer proteínas, faça alongamentos, faça espuma rolando, descanse bastante e você superará o ponto de overtraining.
Conclusão
Certifique-se de que sua dieta esteja no ponto, concentrando-se em escolhas alimentares saudáveis (contar o total de calorias é bom, mas difícil para alguns), obtenha 8 horas por noite de descanso, certifique-se de fornecer ao seu corpo as vitaminas necessárias, bem como treinar BJJ 3-4 vezes por semana, pelo menos, e você certamente sentirá uma diferença em seus níveis de energia.
Com essas dicas o seu cansaço no Jiu Jitsu com certeza irá diminuir ou até mesmo acabar.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com os seus amigos, isso é muito importante para nós. Obrigado.
Faça parte do nosso grupo do Telegram, postamos diariamente posições e conteúdos do Jiu Jitsu para o amante da arte suave.