Para quem começa no BJJ (até mesmo para os mais “experientes”) a pontuação muitas vezes é um pouco confusa e podemos até perder lutas por não ter a pontuação do jiu jitsu clara em nossa mente. Nesse artigo iremos te ajudar a aprender um pouco mais sobre a pontuação no jiu jitsu.
O jiu jitsu é bastante popular no mundo inteiro. Adaptado do jiu-jitsu japonês e desenvolvido no Brasil, vários campeonatos são realizados todos os anos. Existem muitas federações, porém as mais conhecidas são IBJJF, CBJJE e AJP. Cada confederação faz campeonatos nacionalmente e mundialmente um desses campeonatos, os lutadores são identificados com base na idade, peso e faixa.
- Veja também: Você conhece a história do Jiu Jitsu?
Pontuação do Jiu Jitsu
2 (dois) pontos
Queda – Derrubar o adversário dentro da área de luta.
Joelho na barriga – colocar seu joelho sobre a barriga do adversário.
Raspagem – executar uma inversão da sua guarda (guarda fechada, aberta, meia) de baixo para cima.
Toda posição para ser contabilizada deve estabilizar o oponente 3 (três) segundos em suas respectivas propostas. Por exemplo: Caso você dê uma baiana no seu oponente, você deve segurá-lo 3 (três) segundos de costas no chão para contabilizar os 2 (dois) pontos.
3 (três) pontos
Passar guarda – O competidor deve passar o guarda do adversário e ficar nos 100 quilos.
O mesmo funciona para os 100 quilos, você deve segurar 3 (três) segundos para contabilizar os pontos.
4 (quatro) pontos
Montada – O competidor deve montar no seu adversário
Pegada de costas com os 2 ganchos – Você deve colocar os dois ganchos para ganhar os pontos
Opa, beleza, agora você aprendeu a pontuação do jiu jitsu, mas será que acabou? Ainda não, afinal não teria tanta confusão se fosse apenas isso né? Temos as vantagens nas pontuações também, seria um desempate quando a luta termina com número de pontos iguais, por exemplo 2×2.
Mas o que são as vantagens?
Vantagem é uma estabilização da posição mal sucedida. Lembra quando disse que você deve estabilizar 3 (três) segundos cada posição? Caso você estabilize pouco tempo, isso seria uma vantagem. Para ficar mais fácil o entendimento seria aquele: “quase raspei”, “quase montei”, “quase passei a guarda”.
As quase finalizações também ganham vantagens. Você vai e “quase” finaliza no arm-lock seu adversário, você também ganha uma vantagem.
- Veja também: Aceite e resolva seus problemas
Vamos exemplificar?
Vamos focar na pontuação do jiu jitsu na prática. Você quedou seu adversário e estabiliza a queda, o juiz marca 2 (dois) pontos para você. A luta continua e você é raspado, seu adversário também faz dois pontos. A luta se desenrola e você quase raspa seu oponente, não conseguiu estabilizar e voltou para sua guarda. O juizão te dá uma vantagem e a luta termina.
Vamos recapitular, você quedou e ganhou 2 (dois) pontos, mas tomou uma raspagem de 2 (dois) pontos. A luta está empatada em 2×2, porém você fez 1 (uma) vantagem e seu oponente não. Você tem 2 (dois) pontos e 1 (uma) vantagem, seu adversário tem 2 (dois) pontos e nenhuma vantagem, então no final da luta você vencerá.
E se ficar tudo igual? Nos pontos e na vantagem?
Nesse caso o juiz decidirá quem teve mais combatividade na luta e irá decidir quem irá vencer.
Além disso, você pode tomar punições. Por exemplo, você não pode morder, puxar o cabelo, socar ou chutar seu oponente, isso levaria a uma desclassificação.
Entender as regras é fundamental no aprendizado para quem deseja competir. Muitas vezes acabamos ficando confusos com tantas informações, mas a melhor dica é estar indo competir. Mesmo que em algum momento você não saiba ou tenha dúvidas, você buscará entender o porquê daquilo.
Vá competir, você aprenderá muito!
Gostou do conteúdo de como é a pontuação do jiu jitsu? Compartilhe com os seus amigos, isso é muito importante para nós. Obrigado.
Faça parte do nosso grupo do Telegram, postamos diariamente posições e conteúdos do Jiu Jitsu para o amante da arte suave.